Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

Os vários tipos de unidades de conservação


Os vários tipos de unidades de conservação
De Proteção integral
Estação Ecológica (Esec) – O objetivo é a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas, apenas. É de posse e domínio públicos, sendo que as áreas particulares em seus limites devem ser desapropriadas.
Reserva Biológica (Rebio) – Preservação integral da biota e demais atributos, sem interferência humana direta, excetuando-se as medidas de recuperação e manejo necessárias.
Parque Nacional (Parna) – Preserva ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica; permite a realização de pesquisas científicas e atividades de educação ambiental, recreação e ecoturismo.
Monumento Natural (monat) – Tem como objetivo preservar sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica. A visitação está sujeita a restrições.
Refúgio de Vida Silvestre (RVS) – O objetivo é proteger ambientes naturais onde se asseguram condições para a existência e reprodução de espécies ou comunidades da flora local e da fauna residente ou migratória. Também está sujeita a restrições de acesso.
De uso sustentável
Área de Proteção Ambiental (APA) – Em geral extensa, possui um certo grau de ocupação humana, além de atributos especialmente importantes para a qualidade de vida das populações humanas.
Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) – Área de pequena extensão, com pouca ou nenhuma ocupação humana, tem como objetivo preservar os ecossistemas naturais de importância regional ou local e regular o uso.
Floresta Nacional (flona) – São áreas com cobertura florestal de espécies predominantemente nativas e, além de permitir o uso sustentável de seus recursos, admite a presença de populações tradicionais que a habitavam antes de sua criação.
Reserva Extrativista (Resex) – Surgiram a partir do movimento dos seringueiros do Acre, que, liderados por Chico mendes, lutavam a fim de obter suas próprias terras. A 1a Resex foi criada em 1990 e recebeu o nome de Resex Chico mendes, localizada em Xapuri (AC).
Reserva de fauna (REf) – Protege o habitat de espécies de fauna silvestre endêmicas e em perigo de extinção. São permitidas apenas pesquisas acadêmicas, com licença do Ibama, e atividades de visitação guiadas.
Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) – Permite a proteção ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais pelas populações tradicionais que vivem nos limites da área.
Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) – Áreas particulares que têm por objetivo preservar espaços de importância ecológica ou paisagística. Os proprietários podem reverter parte ou a área total de sua propriedade em uma RPPN, que torna-se isenta do Imposto Territorial Rural (ITR). Só é permitido o desenvolvimento de atividades de pesquisa científica, ecoturismo, recreação e educação ambiental.
Almanaque Brasil Socioambiental (2008)

Postar um comentário

0 Comentários