Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

O QUE SÃO OS SAMBAQUIS?


Modelo de estratificação das camadas de um sambaqui do litoral sul catarinense, no Brasil.
O QUE SÃO OS SAMBAQUIS?
Formações típicas de amontoados de conchas, ossos, restos de fogueiras e artefatos, misturados à areia, os sambaquis são construções típicas de comunidades que viveram de 1,5 mil a 8 mil anos, e podem chegar a uma altura de 30 metros, além de ocupar uma área que alcança alguns hectares, espalhados por praticamente todo o litoral, incluindo a área do baixo Amazonas.
São particularmente mais numerosos na região de Santa Catarina, onde estão os mais antigos e bem preservados sambaquis do País. Mas essas construções não são exclusivas do Brasil. As primeiras foram estudadas na Noruega e eram vistas como um monte de lixo. Hoje, existem registros no Chile, na costa do Pacífico, no Canadá, no Japão e em várias outras áreas litorâneas é possível encontrar construções semelhantes. As sociedades dos sambaquieiros eram mais sedentárias que os tradicionais caçadores-coletores. Peixes eram a base de sua alimentação, mas berbigões (molusco da espécie Anomalocardia brasilensis), moluscos, crustáceos, vegetais e pequenas caças também compunham sua dieta.
Apesar do número de sambaquis existentes no Brasil não ser consenso entre os arqueólogos, é possível que possam passar de mil, sendo que a maioria tem cerca de 4 mil anos. Muito se especula sobre o desaparecimento dos sambaquieiros, mas poucas são as certezas. Uma das hipóteses diz que o contato com outras culturas, como a dos guarani – grupo de ceramistas, bélicos – ou Carijó, poderia tê-los exterminado em lutas, semelhante ao que ocorreu com muitas comunidades após a chegada dos europeus ao Brasil.
Fonte: Almanaque Brasil Socioambiental (2008)

Postar um comentário

0 Comentários