Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

Conheça os termos que designam algumas populações do Brasil



Conheça os termos que designam algumas populações:
Babaçueiros – extrativistas que têm como base da subsistência a exploração do babaçu, uma espécie de palmeira oriunda do Norte do Brasil.
Caboclos – mestiços de negros e índios que vivem em comunidades rurais.
Caiçaras – mestiços de índios e portugueses, são pescadores tradicionais da faixa litorânea de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, onde primeira mente se estabeleceram os portugueses.
Caipiras – comunidades rurais formadas por pessoas que trabalhavam nas grandes fazendas.
Seringueiros – a principal atividade é a extração do látex, matéria-prima da borracha, embora possam também praticar alguma agricultura e criação de gado. As primeiras Reservas Extrativistas criadas no País foram em grande parte resultantes das ações dos seringueiros.
Quebradeiras de Coco – mulheres de comunidades extrativistas do maranhão, Tocantins, Pará e Piauí que coletam e quebram o coco da palmeira de babaçu, utilizado para a produção de óleo e sabonete de coco, por exemplo.
Quilombolas – Comunidades rurais negras, muitas delas formadas por ex-escravos remanescentes dos quilombos (comunidades fundadas por escravos fugidos).
Ribeirinhos – Pequenos produtores que moram na beira de rios ou em regiões de várzea, ou seja, nas áreas de floresta que são periodicamente alagadas pela água de rios, e praticam atividades de coleta, caça, pesca e alguma agricultura. São conhecidos também como varjeiros.
Fonte: Almanaque Brasil Socioambiental (2008)

Postar um comentário

0 Comentários