Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

Alguns combustíveis e suas vantagens


Alguns combustíveis e suas vantagens
Bagaço de Cana A maior experiência brasileira de produção de energia com biomassa é a queima do bagaço de cana nas caldeiras das usinas e destilarias. Todas as usinas e destilarias são autossuficientes em energia e todas poderiam fornecer excedentes significativos de eletricidade para o sistema integrado nacional (SIN). Esse potencial, entretanto, não tem se concretizado. A própria única, entidade brasileira que reúne os produtores de açúcar e álcool, estima que mais de 6.000 MW poderiam ser acrescentados à capacidade instalada de geração, se todo potencial já existente fosse aproveitado.
Biodiesel No Brasil, existem dois programas paralelos de produção de óleos vegetais para adição ao óleo diesel derivado de petróleo. O primeiro é um programa do governo federal com o objetivo de estabelecer uma nova cadeia produtiva baseada em óleos vegetais extraídos de sementes oleaginosas dos mais diferentes tipos – girassol, mamona, palmáceas, pinhão manso (Jatropha curcas) etc. – e produzidas em propriedades de agricultura familiar. Outra vertente do mesmo programa produz biodiesel a partir do sebo do boi. Esse programa tem promovido a instalação de usinas produtoras de biodiesel em todo território nacional. O segundo programa é mantido pela Petrobrás (Hbio) e consiste na adição de óleo de soja ao diesel, valendo-se de excedentes de produção desse derivado. O Brasil é o segundo produtor e o primeiro exportador mundial de soja.
Etanol As principais pesquisas na área de produção do etanol voltam-se para a busca da conversão enzimática de celulose e hemicelulose em etanol. O objetivo dessas pesquisas é projetar um biorreator onde bactérias – ou outros micro-organismos – produzam etanol a partir de matérias-primas tão abundantes como folhas, galhos, gramíneas (a cana-de-açúcar é uma delas) e literalmente tudo que tiver celulose.
Aquecimento Solar Há duas aplicações que devem ser consideradas. Nas áreas onde a rede de transmissão e distribuição não chega, pode ser vantajoso instalar painéis fotovoltaicos que convertem a energia solar diretamente em eletricidade. Embora o custo dessa tecnologia chegue a R$ 10.000 o kW instalado, ele pode prover serviços essenciais como iluminação e refrigeração a um custo competitivo para esses lugares. Outra aplicação, de mais baixo custo, sãos os aquecedores de água que podem substituir o uso do chuveiro elétrico, um dos equipamentos que mais consomem eletricidade nos horários de pico no setor residencial. Estima-se quedos 83,2 bilhões de quilowatt-hora consumidos em 2005 pelas residências, em torno de 12 bilhões de quilowatt-hora poderiam ser evitados pela instalação de aquecedores solares de água.
Fonte: Almanaque Brasil Socioambiental (2008)

Postar um comentário

0 Comentários