Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

VÍDEOS EXPLICANDO O TEMPO/PRODUÇÃO: CLIMA TEMPO


O que é uma frente fria?
Sabia que no Brasil, passam em média de 6 a 7 frentes frias por mês? Será que é por isso que tem aquela brincadeira que a frente fria muda o tempo justo no fim de semana?! Veja no Explicando o Tempo como se formam as frentes frias.
Produção: Clima Tempo Meteorologia
Idioma: Português
Duração: 03min29s


Explicando o Tempo: Chuva de Verão
As chuvas de final de tarde ou chuvas de verão são ocasionadas por uma combinação entre calor e umidade. Geralmente provocam transtornos nos centros urbanos como alagamentos, enchentes e congestionamentos.  Esta parte do Programa "Explicando o Tempo" demonstra, de uma forma muito simples, como o fenômeno acontece.
Produção: Climatempo Meteorologia
Idioma: Português
Duração: 04min03s


Explicando o Tempo: Nuvens
As nuvens se formam a partir de um processo físico chamado de condensação, sendo a umidade um fator básico para o fenômeno acontecer. Existem pelo menos dez tipos diferentes de nuvens, que passaram a ser melhor observadas pelos cientistas através de satélites mais modernos, desenvolvidos a partir de tecnologias avançadas. Esta parte do Programa "Explicando o Tempo" mostra como as nuvens se formam e como ocorre a sua classificação.
Produção: Climatempo Meteorologia
Idioma: Português
Palavras-chave: Nuvens. Clima. Tempo. Precipitação. Estiagem.
Duração: 09min45s


Como se formam os tornados?
É muito comum confundir tornado com furacão. Mas são fenômenos meteorológicos completamente diferentes e que não devem ser confundidos. Entenda no Explicando o Tempo como se formam os tornados.
Produção: Clima Tempo Meteorologia
Idioma: Português
Duração: 04min43s
Fonte: Climatempo


El Niño
Esta parte do Programa "Explicando o Tempo" aborda o fenômeno meteorológico El Niño, comentando sua origem, suas causas e sua dinâmica. Explica a época em que ele mais ocorre, além de esquemas que auxiliam a compreensão do fenômeno.
Produção: Climatempo Meteorologia
Idioma: Português
Duração: 08min01s


Inversão térmica
Esta parte do Programa "Explicando o Tempo" aborda a inversão térmica, fenômeno atmosférico muito comum nos grandes centros urbanos industrializados. Esse processo ocorre quando o ar frio (mais denso) é impedido de circular por uma camada de ar quente (menos denso), provocando uma alteração na temperatura. O vídeo apresenta esquemas que auxiliam a sua compreensão.
Produção: Climatempo Meteorologia
Idioma: Português
Duração: 05min14s


Névoa ou nevoeiro
A névoa e o nevoeiro são relacionados com ar úmido e também com baixa temperatura. Esta parte do Programa "Explicando o Tempo" mostra as diferenças entre os dois fenômenos e como cada um ocorre.
Produção: Climatempo Meteorologia
Idioma: Português
Duração: 06min08s

Postar um comentário

0 Comentários