Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

VÍDEOS - BIOMAS DO BRASIL


Biomas do Brasil - Parte 1
O vídeo apresenta os Biomas Brasileiros a partir da viagem que um personagem chamado Zeca faz pelo país. Procura apresentar algumas considerações sobre vida, dando enfoque às interações entre os seres vivos e o ambiente como sendo fatores essenciais à sua sobrevivência. Esta parte traz uma análise das características dos Campos sulinos, do Cerrado e da Mata Atlântica.
Produção: DCC USP - Centro de Divulgação Científica e Cultural
Idioma: Português
Duração: 08min36s


Biomas do Brasil - Parte 2
O vídeo apresenta os Biomas Brasileiros a partir da viagem que um personagem chamado Zeca faz pelo país. Procura apresentar algumas considerações sobre vida, dando enfoque às interações entre os seres vivos e o ambiente como sendo fatores essenciais à sua sobrevivência. Esta parte traz uma análise das características dos Biomas costeiros, os mangues e as restingas, da Caatinga, da Floresta Amazônica, do Pantanal. O vídeo aborda ainda as ações humanas que tem modificado esses ambientes e os programas que tem sido desenvolvidos para a conservação do meio ambiente.
Produção: DCC USP - Centro de Divulgação Científica e Cultural
Idioma: Português
Duração: 08min31s


Plantas do Cerrado
Vídeo mostra a diversidade de flores e plantas típicas do cerrado. Traz ainda o Jardim Botânico de Brasília, que reúne mais de 12 mil espécies.
Produção: Programa Tudo a Ver - Rede Record de Televisão
Idioma: Português
Duração: 06min04s


Origem e preservação da Mata Atlântica
Vídeo no qual Evaristo Eduardo de Miranda, chefe geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, fala sobre a origem da Mata Atlântica e a preservação da floresta. Comenta ainda que a gestão florestal implica em preservar áreas, como em unidades de conservação, restaurar áreas que foram degradadas e permitir a exploração das florestas.
Produção: National Geographic - Brasil
Idioma: Português
Duração: 04min22s


Campos sulinos
Vídeo produzido por alunos do CEFET-SVS sobre os Pampas, com fotos e explicações relacionadas, que mostram o solo, a vegetação, a agropecuária desse bioma.
Idioma: Português
Duração: 08min35s

Pampa gaúcho
Série de reportagens sobre os biomas brasileiros, exibido pelo programa Bom Dia Brasil, da Tv Globo, aborda o Bioma Pampa. Explica a localização e características do bioma, destacando ainda a cultura local, a produção pecuária e o crescimento da produção agrícola, responsáveis pela degradação do bioma.
Produção: TV Globo
Idioma: Português
Duração: 05min33s


Cerrado: berço das águas do Brasil
Produção da Ong WWF Brasil aponta a relação entre o Cerrado e a água. Afirma que o Cerrado pode ser considerado uma grande caixa d'água para o Brasil, pois os rios que nascem no Cerrado abastecem 6 das 8 grandes bacias hidrográficas brasileiras, além de todo o Pantanal. Destaca, ainda, que essa riqueza está ameaçada pelas atividades humanas.
Produção: WWF Brasil
Idioma: Português
Duração: 04min06s


Você conhece o Cerrado?
Produção da Ong WWF Brasil aborda o Cerrado, dando sua localização, falando sobre sua diversa flora e fauna e explicando que este bioma é o elo de ligação entre Mata Atlântica, Caatinga, Amazônia e Pantanal. Por fim, destaca a importância de sua preservação devido ao fato de o Cerrado ser o berço das águas do Brasil.
Produção: WWF Brasil
Idioma: Português
Duração: 02min47s


Bioma Pantanal
Documentário "Pantanal - Agroquima" apresenta brevemente o bioma Pantanal, abordando sua localização e características de flora e fauna, além da hidrografia, destacando que o bioma é um santuário ecológico, muito frequentado por turistas e pesquisadores.
Produção: Savanna Filmes
Idioma: Português
Duração: 28min51s


Biomas Brasileiros
O Brasil possui uma das biodiversidades mais ricas do mundo, com as maiores reservas de água doce e um terço das florestas tropicais que ainda restam. Estima-se que aqui está uma em cada 10 espécies de plantas ou animais existentes. O vídeo apresenta mapas com a localização dos biomas brasileiros e imagens que caracterizam cada bioma.
Produção: TV Paulo Freire
Idioma: Português
Duração: 02min13s


Bioma Cerrado
Este vídeo aborda a rica diversidade do cerrado, um bioma que ocorre no Brasil e em partes do Paraguai e na Bolívia. Exibe uma enorme biodiversidade vegetal e animal, patrimônio ameaçado pelo crescimento das monoculturas.
Produção: Centro de Informação e Documentação Ambiental, DEA (Diretoria de Educação Ambiental) e MMA (Ministério do Meio Ambiente)
Idioma: Português
Duração: 08min24s

Postar um comentário

0 Comentários