Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

RENDA PER CAPITA: O QUE É ESSE CONCEITO?

RENDA PER CAPITA: O QUE É ESSE CONCEITO?
Escrito por Carla Mereles /Portal Politize!

Você já deve ter ouvido falar do PIB, certo? Sempre é notícia nos jornais e está na boca dos economistas de vez em sempre. Se ouviu falar no Produto Nacional Bruto, talvez você já tenha lido algum texto sobre economia ou ouvido no telejornal o termo renda per capita. Você sabia que eles estão diretamente conectados? Vamos entender como?

O QUE É RENDA PER CAPITA?

O termo é muito utilizado na área de economia e também de política, pois serve como medidor de desenvolvimento de um país. Renda per capita significa renda por cabeça – per capita é uma expressão do latim, que significa exatamente por cabeça. A renda per capita mede a renda de cada indivíduo dentro de uma determinada população, calculando uma média geral desse valor. É possível, portanto, medir a sua renda com relação ao seu país, ao seu estado e à sua cidade.

QUAIS FATORES SÃO UTILIZADOS NO CÁLCULO DE RENDA PER CAPITA?

Para entender o cálculo de renda per capita, precisamos primeiro destrinchar o significado de alguns termos da economia. O primeiro deles é o famoso PIB.

O Produto Interno Bruto (PIB) é a soma de todos os bens e serviços produzidos num determinado período, que normalmente é de um ano. Com esse indicador, é possível observar se a economia interna está crescendo ou diminuindo, por exemplo. Para calcular o PIB brasileiro, é levado em consideração tudo o que é produzido dentro de país, quer de empresas propriamente brasileiras ou de multinacionais operando dentro do território brasileiro.

O PIB é diferente do PNB, que significa Produto Nacional Bruto. O Produto Nacional Bruto do Brasil leva em conta tudo o que é produzido por empresas de origem brasileira, mesmo que operem em outro país. Uma maneira comum de calcular o PNB é considerar o conjunto de riquezas geradas dentro do país – o PIB –, subtraindo as riquezas enviadas para fora por empresas estrangeiras que estão no seu território e somando as riquezas enviadas ao país pelas empresas nacionais que atuam no exterior.

Entendidos esses conceitos, é hora de entender o cálculo de renda per capita.

COMO É CALCULADA A RENDA PER CAPITA?

Podemos medir a renda per capita nas cidades, nos estados e nos países. O mais comum é o cálculo da renda per capita nacional, em que o valor do Produto Nacional Bruto é dividido pelo número de habitantes do país. Normalmente, países desenvolvidos têm uma renda per capita maior do que a de países subdesenvolvidos. Não é uma regra que isso aconteça, porque o número de habitantes é uma variável. Um país pode ser bastante desenvolvido socioeconomicamente e ter uma população expressiva, mas ainda assim ter renda per capita baixa.

Apesar de a renda per capita ser um indicador de desenvolvimento de um país, ela não traduz a realidade do país. Não leva em conta fatores importantes ao desenvolvimento das nações, como a desigualdade social e concentração de renda. É o caso dos Emirados Árabes: a renda está concentrada em uma parcela ínfima da população e, por isso, a renda per capita não corresponde à realidade da maioria das pessoas – já que uma parcela mínima delas terá renda compatível ao valor da renda per capita daquele país.

COMO É A RENDA PER CAPITA NO BRASIL?

No Brasil, a renda per capita também não traduz a realidade da maioria das pessoas. Como grande parte dos países em desenvolvimento, há bastante concentração de renda: poucas pessoas têm grande parte da riqueza no país. Das 27,5 milhões de pessoas que declaram seu imposto de renda no Brasil, menos de 0,3% detém 15% da renda total declarada no país e 22,3% dos bens e riquezas declarados á Receita Federal, de acordo com o G1. Esse 0,3% dos declarantes brasileiros é dono de 360,9 bilhões de reais e tem patrimônio de 1,47 trilhão de reais.

Postar um comentário

0 Comentários